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Amêndoa Torrada Salgada 100g

(0 avaliações)
R$ 9,36

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  • DESCRIÇÃO DO PRODUTO
  • TABELA NUTRICIONAL
  • INGREDIENTES
  • RECOMENDAÇÕES DE CONSUMO
A amêndoa, cujo nome científico é Amygdalus comunis é o fruto da amendoeira, uma árvore parecida com o pessegueiro, pertencente a família das Rosáceas. Se destaca por conter uma particularidade diferente de todos os frutos que você já viu, que é o fato de florir antes do aparecimento das folhas.

Embora seja parecida com o pessegueiro, a amendoeira possui um porte maior, o tronco mais grosso, as flores róseas e o fruto alongado, de casca dura e cor bege.
A amêndoa se constitui na semente da amendoeira, contendo uma película interna marrom, e a polpa amarelada.

A amêndoa é rica em gorduras, Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do Complexo B.

É originária das regiões quentes e áridas do oeste da Ásia, contudo, alguns pesquisadores acreditam que a amendoeira provém do norte da África, já outros acreditam que ela tenha sido levada para lá ainda na pré-história.

Importante destacar que existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga, sendo que apenas a doce é indicada e utilizada como alimento, pois a amarga contem ácido cianídrico, uma substância que pode causar intoxicações.

A Amendoeira, sendo uma espécie originária das zonas áridas e montanhosas da Ásia Central, expandiu-se na mais remota Antiguidade por toda a Bacia Mediterrânica. A Bíblia refere-se a ela e as suas flores como ornamento servido à Arca da Aliança.

Atualmente a amêndoa é cultivada na maior parte dos países banhados pelo Mar mediterrâneo e também na Califórnia.

Como falado acima, a amêndoa é encontrada de duas formas: a doce, de uso mais amplo, e, a amarga de sabor marcante, que deve ser evitada ou consumida com muita moderação, pois um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas de saúde. Normalmente a amêndoa amarga é utilizada pela indústria, na fabricação de aromatizantes, mas sempre em pequenas proporções.

A amêndoa doce é muito utilizada na confeitaria e na pastelaria, devido ao seu delicado sabor. Além de utilizada na alimentação, a amêndoa também é muito utilizada na medicina.

Importante mencionar que a composição das amêndoas em questões nutricionais, é muito semelhante à composição das nozes, pelo que têm o mesmo valor na alimentação.

PROPRIEDADES DA AMÊNDOA

A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, que podem ajudar a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido popularmente como “mau colesterol”.

BENEFÍCIOS DA AMÊNDOA

Devido as suas propriedades nutricionais, as amêndoas podem proporcionar uma série de benefícios à saúde, abaixo listaremos alguns deles.

Auxilia na prevenção de doenças cardíacas – Em razão dos ácidos graxos monoinsaturados saudáveis e dos antioxidantes, que são compostos químicos das amêndoas, elas podem melhorar a saúde do coração e prevenir fatores de doenças cardiovasculares.

Melhora o funcionamento das funções cerebrais - As amêndoas foram consideradas como um dos melhores alimentos para o cérebro, devido a riboflavina e L-carnitina, que são dois nutrientes-chave capazes de afetar positivamente a atividade neurológica, prevenindo o declínio cognitivo. As amêndoas estão associadas a uma redução no risco de inflamações que podem causar distúrbios cerebrais, incluindo demência e doença de Alzheimer.

Ajuda a manter a saúde da pele – Por ser fonte de vitamina E e outros antioxidantes que nutrem a pele e reduzem os sinais de envelhecimento, as amêndoas auxiliam na manutenção da pele. Sua alta concentração de dos antioxidantes catequina, epicatequina, flavonol, quercetina, kaempferol e isoramnetina, ajudam a prevenir  o câncer de pele, além de reverter o estresse oxidativo de uma pele sujeita a uma dieta pobre, poluição e exposição à luz UV.

Controla os níveis de açúcar no sangue e previne a diabetes - A concentração de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis das amêndoas, ajuda a diminuir a taxa de liberação do açúcar na corrente sanguínea, controlando, diminuindo e prevenindo a diabetes tipo 2.

Ajuda no processo de emagrecimento – Por conter fibras e gorduras saudáveis, o que aumentando a sensação de saciedade, as amêndoas auxiliam na perda de peso, porque impedem a ingestão excessiva de alimentos não saudáveis. Embora sejam ricas em gorduras, elas prolongam a sensação de saciedade depois de ingeridas, o que mantêm o nível de açúcar no sangue mais estável do que as refeições com pouca gordura. Estudos realizados no centro de pesquisas de“City of Hope”, localizado na cidade de Duarte (EUA), apontam que as amêndoas auxiliam no metabolismo saudável.

Auxilia na saúde digestiva - Além de diversas outras propriedades nutricionais, as amêndoas contêm componentes probióticos que ajudam na digestão, desintoxicação e crescimento bacteriano saudável dentro da flora intestinal.

Ajuda no tratamento do câncer - Amêndoas contêm gama-tocoferol, um tipo de vitamina E que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os danos dos radicais livres e o estresse oxidativo que estão ligados ao câncer.

Mantem a saúde dentária e óssea - As amêndoas são uma boa fonte de minerais, incluindo magnésio e fósforo, que são cruciais para a construção e manutenção de dentes e ossos fortes. Dentre os benefícios nutricionais da amêndoa, estão a prevenção da cárie dentária, o combate as cáries, a diminuição do risco de fraturas ósseas e o combate à osteoporose.

COMO CONSERVAR SUAS AMÊNDOAS? 

As amêndoas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar.

Manter as amêndoas frescas irá protegê-las da rancificação e irá prolongar a sua frescura e sabor.

As amêndoas também podem ser refrigeradas, o que as conservará por longos meses. Além disso, se mantidas no congelador podem ser conservadas por mais de 1 ano.

As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo do que as amêndoas descascadas.

IMPORTANTE

O uso de qualquer alimento, principalmente com propriedades terapêuticas e/ou medicinais, deve ser recomendado pelo seu médico ou nutricionista. A Haja Verde não se responsabiliza pelo uso errado de qualquer de seus produtos.
 
Tabela Nutricional da Amêndoa Torrada Salgada
Quantidade por porção: 15g (1 colher de sopa) %VD(*)
Valor energético 87 kcal 4,5%
Carboidratos 4,4 g 1,5%
Proteínas 2,8 g 3,5%
Gorduras totais 7,1 g 12%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Gorduras trans 0 g **
Fibra alimentar 1,7 g 7%
Sódio 18,7 mg 1%
*% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. **% Valor Diário não estabelecido.
Amendôa, sal.

Atenção alérgicos: Este alimento é elaborado em equipamentos em que se processam outros alimentos, portanto, pode conter trigo, centeio, cevada, aveia, derivados de ovos, amendoim, soja, leite e derivados, avelã, castanha de caju e do Pará, macadâmias, nozes pecan e pinoli.
As amêndoas podem ser consumidas a qualquer momento do dia, contudo, é usualmente consumida no intervalo entre as refeições (pela manhã e a tarde) como merendinhas saudáveis. 

Você também pode inseri-la ralada em alimentos e saladas. Outra excelente alternativa é em receitas de bolos e biscoitos caseiros. Use a farinha de amêndoas para substituir o trigo e criar receitas sem glúten.

Além destas opções, existe também o leite de amêndoas, muito saudável e útil para quem sofre de dispepsia e prisão de ventre.

Nas diarreias agudas dos lactentes, é de muito bom efeito administrar uma mistura de leite de amêndoas e soro com uma dieta estável. Contudo, nestes casos, deve-se consultar o médico.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA

A quantidade de amêndoas, e em geral de frutas secas e oleaginosas a ser consumida por dia, não deve exceder os 30-35 gramas, o que corresponde a cerca de 15-20 amêndoas (a depender do tamanho). 
Ultrapassar esta quantidade significa fornecer muitas calorias ao corpo e deve ser evitada principalmente para as pessoas que estão em busca da perda de peso.

Estes são os valores diários que têm mostrado o máximo de benefícios em vários estudos realizados, especialmente os feitos para avaliar a redução do colesterol e dos triglicéridos em doentes com hipertensão ou síndrome metabólica.

CONTRAINDICAÇÕES

Embora as amêndoas pareçam inofensivas à primeira vista, não devemos nos esquecer que também há contraindicações. Portanto, se você sofre de cálculos renais ou de cálculos biliares, você precisa consumir amêndoas com moderação, pois frutas secas, de casca rija e outros alimentos ricos em oxalato, podem agravar a situação. Também àqueles que sofrem de herpes, as amêndoas não são recomendadas devido à presença do aminoácido arginina que pode promover a replicação do vírus. Consulte sempre seu médico antes do uso.
Descrição do produto
A amêndoa, cujo nome científico é Amygdalus comunis é o fruto da amendoeira, uma árvore parecida com o pessegueiro, pertencente a família das Rosáceas. Se destaca por conter uma particularidade diferente de todos os frutos que você já viu, que é o fato de florir antes do aparecimento das folhas.

Embora seja parecida com o pessegueiro, a amendoeira possui um porte maior, o tronco mais grosso, as flores róseas e o fruto alongado, de casca dura e cor bege.
A amêndoa se constitui na semente da amendoeira, contendo uma película interna marrom, e a polpa amarelada.

A amêndoa é rica em gorduras, Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do Complexo B.

É originária das regiões quentes e áridas do oeste da Ásia, contudo, alguns pesquisadores acreditam que a amendoeira provém do norte da África, já outros acreditam que ela tenha sido levada para lá ainda na pré-história.

Importante destacar que existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga, sendo que apenas a doce é indicada e utilizada como alimento, pois a amarga contem ácido cianídrico, uma substância que pode causar intoxicações.

A Amendoeira, sendo uma espécie originária das zonas áridas e montanhosas da Ásia Central, expandiu-se na mais remota Antiguidade por toda a Bacia Mediterrânica. A Bíblia refere-se a ela e as suas flores como ornamento servido à Arca da Aliança.

Atualmente a amêndoa é cultivada na maior parte dos países banhados pelo Mar mediterrâneo e também na Califórnia.

Como falado acima, a amêndoa é encontrada de duas formas: a doce, de uso mais amplo, e, a amarga de sabor marcante, que deve ser evitada ou consumida com muita moderação, pois um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas de saúde. Normalmente a amêndoa amarga é utilizada pela indústria, na fabricação de aromatizantes, mas sempre em pequenas proporções.

A amêndoa doce é muito utilizada na confeitaria e na pastelaria, devido ao seu delicado sabor. Além de utilizada na alimentação, a amêndoa também é muito utilizada na medicina.

Importante mencionar que a composição das amêndoas em questões nutricionais, é muito semelhante à composição das nozes, pelo que têm o mesmo valor na alimentação.

PROPRIEDADES DA AMÊNDOA

A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, que podem ajudar a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido popularmente como “mau colesterol”.

BENEFÍCIOS DA AMÊNDOA

Devido as suas propriedades nutricionais, as amêndoas podem proporcionar uma série de benefícios à saúde, abaixo listaremos alguns deles.

Auxilia na prevenção de doenças cardíacas – Em razão dos ácidos graxos monoinsaturados saudáveis e dos antioxidantes, que são compostos químicos das amêndoas, elas podem melhorar a saúde do coração e prevenir fatores de doenças cardiovasculares.

Melhora o funcionamento das funções cerebrais - As amêndoas foram consideradas como um dos melhores alimentos para o cérebro, devido a riboflavina e L-carnitina, que são dois nutrientes-chave capazes de afetar positivamente a atividade neurológica, prevenindo o declínio cognitivo. As amêndoas estão associadas a uma redução no risco de inflamações que podem causar distúrbios cerebrais, incluindo demência e doença de Alzheimer.

Ajuda a manter a saúde da pele – Por ser fonte de vitamina E e outros antioxidantes que nutrem a pele e reduzem os sinais de envelhecimento, as amêndoas auxiliam na manutenção da pele. Sua alta concentração de dos antioxidantes catequina, epicatequina, flavonol, quercetina, kaempferol e isoramnetina, ajudam a prevenir  o câncer de pele, além de reverter o estresse oxidativo de uma pele sujeita a uma dieta pobre, poluição e exposição à luz UV.

Controla os níveis de açúcar no sangue e previne a diabetes - A concentração de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis das amêndoas, ajuda a diminuir a taxa de liberação do açúcar na corrente sanguínea, controlando, diminuindo e prevenindo a diabetes tipo 2.

Ajuda no processo de emagrecimento – Por conter fibras e gorduras saudáveis, o que aumentando a sensação de saciedade, as amêndoas auxiliam na perda de peso, porque impedem a ingestão excessiva de alimentos não saudáveis. Embora sejam ricas em gorduras, elas prolongam a sensação de saciedade depois de ingeridas, o que mantêm o nível de açúcar no sangue mais estável do que as refeições com pouca gordura. Estudos realizados no centro de pesquisas de“City of Hope”, localizado na cidade de Duarte (EUA), apontam que as amêndoas auxiliam no metabolismo saudável.

Auxilia na saúde digestiva - Além de diversas outras propriedades nutricionais, as amêndoas contêm componentes probióticos que ajudam na digestão, desintoxicação e crescimento bacteriano saudável dentro da flora intestinal.

Ajuda no tratamento do câncer - Amêndoas contêm gama-tocoferol, um tipo de vitamina E que atua como um poderoso antioxidante, combatendo os danos dos radicais livres e o estresse oxidativo que estão ligados ao câncer.

Mantem a saúde dentária e óssea - As amêndoas são uma boa fonte de minerais, incluindo magnésio e fósforo, que são cruciais para a construção e manutenção de dentes e ossos fortes. Dentre os benefícios nutricionais da amêndoa, estão a prevenção da cárie dentária, o combate as cáries, a diminuição do risco de fraturas ósseas e o combate à osteoporose.

COMO CONSERVAR SUAS AMÊNDOAS? 

As amêndoas devem ser colocadas num recipiente bem fechado, num local fresco e seco, protegidas da luz solar.

Manter as amêndoas frescas irá protegê-las da rancificação e irá prolongar a sua frescura e sabor.

As amêndoas também podem ser refrigeradas, o que as conservará por longos meses. Além disso, se mantidas no congelador podem ser conservadas por mais de 1 ano.

As amêndoas conservadas com casca possuem um tempo de vida mais longo do que as amêndoas descascadas.

IMPORTANTE

O uso de qualquer alimento, principalmente com propriedades terapêuticas e/ou medicinais, deve ser recomendado pelo seu médico ou nutricionista. A Haja Verde não se responsabiliza pelo uso errado de qualquer de seus produtos.
 
Tabela nutricional
Tabela Nutricional da Amêndoa Torrada Salgada
Quantidade por porção: 15g (1 colher de sopa) %VD(*)
Valor energético 87 kcal 4,5%
Carboidratos 4,4 g 1,5%
Proteínas 2,8 g 3,5%
Gorduras totais 7,1 g 12%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Gorduras trans 0 g **
Fibra alimentar 1,7 g 7%
Sódio 18,7 mg 1%
*% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. **% Valor Diário não estabelecido.
Ingredientes
Amendôa, sal.

Atenção alérgicos: Este alimento é elaborado em equipamentos em que se processam outros alimentos, portanto, pode conter trigo, centeio, cevada, aveia, derivados de ovos, amendoim, soja, leite e derivados, avelã, castanha de caju e do Pará, macadâmias, nozes pecan e pinoli.
Recomendações de consumo
As amêndoas podem ser consumidas a qualquer momento do dia, contudo, é usualmente consumida no intervalo entre as refeições (pela manhã e a tarde) como merendinhas saudáveis. 

Você também pode inseri-la ralada em alimentos e saladas. Outra excelente alternativa é em receitas de bolos e biscoitos caseiros. Use a farinha de amêndoas para substituir o trigo e criar receitas sem glúten.

Além destas opções, existe também o leite de amêndoas, muito saudável e útil para quem sofre de dispepsia e prisão de ventre.

Nas diarreias agudas dos lactentes, é de muito bom efeito administrar uma mistura de leite de amêndoas e soro com uma dieta estável. Contudo, nestes casos, deve-se consultar o médico.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA

A quantidade de amêndoas, e em geral de frutas secas e oleaginosas a ser consumida por dia, não deve exceder os 30-35 gramas, o que corresponde a cerca de 15-20 amêndoas (a depender do tamanho). 
Ultrapassar esta quantidade significa fornecer muitas calorias ao corpo e deve ser evitada principalmente para as pessoas que estão em busca da perda de peso.

Estes são os valores diários que têm mostrado o máximo de benefícios em vários estudos realizados, especialmente os feitos para avaliar a redução do colesterol e dos triglicéridos em doentes com hipertensão ou síndrome metabólica.

CONTRAINDICAÇÕES

Embora as amêndoas pareçam inofensivas à primeira vista, não devemos nos esquecer que também há contraindicações. Portanto, se você sofre de cálculos renais ou de cálculos biliares, você precisa consumir amêndoas com moderação, pois frutas secas, de casca rija e outros alimentos ricos em oxalato, podem agravar a situação. Também àqueles que sofrem de herpes, as amêndoas não são recomendadas devido à presença do aminoácido arginina que pode promover a replicação do vírus. Consulte sempre seu médico antes do uso.
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