Olá visitante! Efetue seu Login ou Cadastre-se
0
BLOG

Canela de Velho: A Planta Milagrosa Contra a Artrite, Artrose e Inflamações nas Articulações

Canela de Velho: A Planta Milagrosa Contra a Artrite, Artrose e Inflamações nas Articulações

Você já ouviu falar da canela de velho (popularmente conhecida como canela de véi, canela de véio, canela de veio, canela de velha, canela de veia)?

Talvez o primeiro pensamento que veio à sua cabeça foi de uma canela, aquele osso (tìbia) grande localizado na parte anterior da perna, entre os pés e os joelhos, certo? Mas não é isso não.

Hoje falaremos de um super alimento, que está em alta tanto no Brasil, quanto fora dele, por proporcionar diversos benefìcios ao nosso organismo.

Portanto, se você tem, ou conhece alguém que têm problemas de artrite, artrose, fibromialgia, dores pelo corpo, tendinites, entre outros, não deixe de conferir nosso artigo

 

O QUE É A CANELA DE VELHO?

 

A canela de velho, cujo nome científico é Miconia albicans, é uma planta medicinal pertencente à família Melastomataceae, natural do Nordeste do País. É uma planta arbustiva e pode possuir de 1 (um) a 3 (três) metros de altura.

Sua flores ocorrem entre os meses de setembro e novembro, com picos em períodos chuvosos. As frutas dão entre novembro e março.

Pode ser encontrada desde o sul do México e Antilhas até o Paraguai, e se distribuem por quase todos os Estados brasileiros, de Roraima e Amazonas ao Paraná.

 

COMO É CONHECIDA A CANELA DE VELHO?

 

Seu nome científico é Miconia albicans.

Além dos apelidos dados à canela de velho, ela também é conhecida como “Quaresmeira-de-flor-branca”, mas há outras plantas também conhecida como canela de velho, conhecida por “canela de velho falsa”, por isso é importante saber o nome científico para você não ingerir o alimento errado.

 

PRA QUE SERVE A CANELA DE VELHO?

 

A canela de velho, auxilia principalmente no combate das dores musculares e das articulações. Há muitas pesquisas científicas que relacionam os efeitos antiinflamatórios e analgésicos dessa planta, além de inúmeros relatos nas redes sociais sobre os efeitos benéficos, principalmente relacionando com a fibromialgia.

Esta planta apresenta diversas propriedades medicinais, tais como analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antimutagênicas, antimicrobianas, antitumorais, hepatoprotetoras e tônica digestiva e por isso apresenta benefícios para a saúde como a limpeza do sangue, neutralização dos radicais livres, redução de dores e inflamações das articulações, podendo ser usado para o tratamento da artrose e artrite reumatoide, o que falaremos com mais detalhes adiante.

 

COMO SÃO AS FOLHAS, FLORES E FRUTOS DA CANELA DE VELHO?

 

Como já falamos, a canela de velho é uma espécie botânica denominada Miconia albicans. Suas folhas são pequenas, verdes em tons claros e de textura grossa.

Quando suas folhas são novas, possuem brotos foliares e o verso de suas folhas costuma ser branco. Além disso, possui o desenho das nervuras típicas da melastomataceae.

Suas flores são vermelhinhas e pequenininhas, to tamanho de uma cabeça de fósforo.

Seus frutos imaturos são arroxeados, e quando estão maduros ficam verdes. Possui grande semelhanças com acerolas, pois são redondinhas e pequenas.

 

BENEFÍCIOS DA CANELA DE VELHO

 

A Canela de Velho é fonte de flavonóides, uma substância conhecida e valorizada por ser um poderoso antioxidante capaz de reduzir os radicais livres que causam inúmeros danos à saúde.

Segundo relatos, existem inúmeros de benefìcios oferecidos pela canela. Neste artigo, citaremos 8 (oito) benefìcios principais:

1) Melhora a artrose (envelhecimento das articulações) e a osteoartrite (a inflamação nas articulações) - essas doenças provocam o desgaste das articulações, fazendo com que um osso bata ou se encoste no outro. A canela de velho possui propriedades que fazem diminuir a dor desse contato dos ossos e auxilia a regenerar essas cartilagens que revestem os ossos e as articulações. A canela de velho ajuda a diminuir os inchaços e a dor da inflamação. Ela ainda pode auxiliar no controle da fibromialgia (dores em todo o corpo) e no controle da tendinite.

2) Detox sanguíneo - a canela de velho é conhecida como purificador sanguíneo, por agir varrendo os radicais livres (os radicais livres são os lixos que nosso corpo produz como do stress, lixos dos alimentos ruins que comemos, envelhecimento, produzidos por excesso de exercícios físicos e o excesso de emoções tóxicas como a raiva). Além de ser relatada como purificador sanguíneo, é relatada por muitas pessoas como estimulante sexual.

3) Ajuda no controle da diabetes - Reduz as taxas de glicose no sangue, podendo ser eficaz para diabéticos, melhorando o sistema circulatório e suas condições básicas.

4) Ajuda na digestão - Possui muitos nutrientes que ajudam na tonificação do estômago, melhorando sintomas de azia, má digestão, dor estomacal, arrotos e refluxos. Age também prevenindo diarréias, inflamações intestinais, por isso é muito boa para quem tem doença de crohn e retocolite ulcerativa (RCU).

5) Antimicrobiano - Melhora a imunidade, por isso é um excelente agente antimicrobiano.

6) Antitumoral - Diminui o crescimento de tumores e o aparecimento de metástase. Existem relatos de menor incidência do aparecimento de tumores em determinadas civilizações que fazem o uso da canela de velho regularmente.

7) É uma planta hepatoprotetora - É excelente para quem tem problemas de Esteatose hepática (que é o acúmulo de gordura nas células do fígado). Age como protetora do fígado.

8) É tratamento coadjuvante na doença de chagas - a canela de velho age de encontro com o barbeiro (o protozoário Trypanosoma cruzi).

Importante!

Ao iniciar o consumo do chá canela de velho, os resultados, segundo especialistas, acontecerão de médio a longo prazo, ou seja, para que o tratamento da canela de velho seja eficaz, o seu uso tem que ser contínuo e diário, de no mínimo 30 (trinta) dias.

 

CANELA DE VELHO EMAGRECE?

 

Como todo medicamento natural (planta medicinal), ainda existem divergências sobre a contribuição da canela de velho no processo de emagrecimento.

Sabemos, como dito acima, que a canela de velho possui efeitos antioxidantes, desta forma, o efeito emagrecedor pela erva é garantido. isso porque obtém o efeito Detox que auxilia na limpeza das células dos radicais livres, substâncias que são produzidas como “lixo do corpo”, sintetizadas principalmente pela ação de emoções tóxicas como estresse, angústia e raiva.

Além disso, o fortalecimento do Sistema Imunológico contribui bastante para perda de peso, visto que também age contra esses radicais.

Ademais, sabe-se que o chá de canela de velho também é rico em nutrientes que melhoram o funcionamento do Intestino e do Fígado, melhorando a digestão e a liberação de agentes como Pepsina, Glucagon, Insulina, entre outros, fazendo com que as moléculas de glicose inseridas sejam mais corrompidas, ampliando a superfície de contato e melhorando os níveis de absorção de nutrientes no intestino

A purificação sanguínea que ocorre com o consumo do chá de canela de velho também auxilia na perda dos de peso, isso porque um líquido supersaturado de radicais livres e moléculas de glicose sem função pode gerar maiores riscos de diminuição da área de vasos sanguíneos, além de maior aceleração da corrente sanguínea.

Portanto, conclui-se que o processo de emagrecimento pode ser alcançado com o auxílio da canela de velho. Porém, importante ressaltar que o chá, sem a prática de exercícios físicos e sem estar aliado a uma boa alimentação, não fará milagres.

 

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DA CANELA DE VELHO

 

Ainda que os medicamentos provenientes das plantas sejam medicamentos naturais, recomenda-se que antes do consumo, você consulte seu médico ou nutricionista.

Não existe até o momento estudos que comprovam as contraindicações e os efeitos colaterais da canela de velho, contudo, segundo especialistas, o chá canela de velho não deve ser usado por pessoas alérgicas a plantas, gestantes e lactantes.

Além disso, seu uso excessivo sensação de sensação de mal estar estomacal. Portanto, sugerimos que use com moderação!

 

COMO FAZER O CHÁ DE CANELA DE VELHO?

 

Pegue 7 (sete) folhas de canela de velho, leve ao fogo com 1 (um) litro de água e deixe ferver em fogo baixo por 30 (trinta) minutos.

Após, coe e tome 1 xícara antes do almoço e uma antes do jantar, todos os dias. O ideal, segundo o Doutor Dayan Siebra (cirurgião vascular e médico ortomolecular), é que o chá seja consumido e, até 24 horas.

Refaça o chá diariamente.

 

ONDE ENCONTRAR A CANELA DE VELHO?

 

A canela de velho pode ser comprada em farmácias, ervanárias ou lojas de produtos naturais.

Ela pode ser encontrada de diversas formas, como pomada ou gel, ambos com efeitos massageadores a serem aplicadas e regiões doloridas, folhas/ervas como forma de chás, em cápsulas, pó, ou até mesmo em gotas.

Deixar Comentário
Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.