Olá visitante! Efetue seu Login ou Cadastre-se
0
BLOG

Ora-Pro-Nóbis: Saiba Tudo Sobre essa Planta Rica em Proteínas

Ora-Pro-Nóbis: Saiba Tudo Sobre essa Planta Rica em Proteínas

A Pereskia aculeata, conhecida popularmente como Ora-Pro-Nóbis é uma hortaliça originaria do continente Americano, mas muito encontrada no Brasil, principalmente no Sudeste, especialmente em Minas Gerais.

Essa hortaliça se dissemina facilmente, o seu cultivo possui baixa incidência de doenças, além de ser uma hortaliça que demanda pequenas quantidades de água. É a sensação gastronômica do momento.

Antigamente a Ora-pro-nóbis era conhecida como “carne dos pobres”. Era muito utilizada como base alimentar, ou seja, era utilizada como alimento principal. Depois de alguns estudos, foi constatado que ela é um alimento complementar, como por exemplo, arroz com ora-pro-nóbis.

A Ora-pro-Nóbis é indicada para alimentação doméstica e diária, como ótima fonte nutricional e de baixo custo.

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

   

O QUE É ORA-PRO-NÓBIS E PRA QUE SERVE?

 

A Ora-pro-nóbis é muito encontrada na Região Sudeste, é considerada uma hortaliça (planta comestível que se cultiva em horta) de riquíssimo valor nutricional, além de ser fonte potencial de substâncias bioativas, ou seja, substâncias com funções não essenciais.

Possui folhas grossas e de alto valor proteico, equiparado ao do caruru, da couve e do espinafre. Ela apresenta características de alimento funcional com propriedades protetoras e medicinais.

Ela é muito utilizada por veganos e vegetarianos e conhecida como a “carne vegetal”. É muito utilizada também por apicultores.

No Brasil, a Pereskia Aculeata é popularmente conhecida como Ora-pro-nóbis, embora possa ser intitulada de diversas formas, como: lobrobó, lobrodo, guaiapá, groselha-da-américa, cereja-de-barbados, cipó-santo, mata-velha, trepadeira-limão, espinho-preto, jumbeba, espinho-de-santo-antônio e rosa-madeira, podendo ser utilizada como alimento humano e também como medicamento fitoterápico popular.

Além disso, em razão de ser um alimento “razoavelmente novo” no mercado, que tem ganho popularidade a cada dia, pode ser pesquisado pelos interessados das seguintes formas: ora pro nobis, ora po nobre, oras pronobis, hora pronibis, ora pro no is, orá pro nobis, óra pro nobis, oropronoves, planta ora pro nobis, planta orapronopolis, plantas ora pro nobis.

  Planta Ora-Pro-Nóbis  

POR QUE O NOME ORA-PRO-NÓBIS?

 

A Ora-pro-nóbis vem do latim, e em português quer dizer “Rogai por Nós”.

Diz a lenda, que essa planta era colhida por pessoas, ao redor de missas na idade média, e, enquanto as pessoas colhiam, o Padre rezava e cantava “orai por nós, orai por nós”.

Outra lenda diz que, certa vez um padre foi convidado para comer na casa de um fazendeiro local, e, ao comer a Ora-pro-nóbis gostou tanto que em seguida exclamou "ora-pro-nobis", uma versão colonial da expressão "Benza Deus".

 

QUAL PLANTA É A ORA-PRO-NÓBIS?

 

A Pereskia Aculeata, conhecida popularmente como Ora-pro-Nóbis é uma hortaliça originaria do Continente Americano, mas muito encontrada no Brasil, principalmente no Sudeste.

A Ora-pro-nóbis vai crescer em muros e cercas, e, se ela for plantada em local aberto, ela virará uma moita. Importante frisar que ela dá em todo tipo de terreno!

A Ora-pro-nóbis também é conhecida como planta alimentícia não convencional (PANC), da família cactáceas, do tipo arbusto trepadeira que tem características similares às demais hortaliças que existem no mundo, além de possuir grande potencial de diversificação na alimentação humana, como na alimentação animal, principalmente dos cavalos e gados.

É conhecida na cultura popular como bife verde ou carne de pobre.

É uma planta de simples manejo e adaptação a diferentes climas e tipos de solo, produtiva e nutritiva, a Ora-pro-nóbis é uma boa alternativa para produtores iniciantes no cultivo de hortaliças.

 

COMO É A ORA-PRO-NÓBIS?

 

A Ora-pro-nóbis é uma planta cheia de espinhos, espinhos grandes e fortes e muito afiados em seu caule. Suas folhas possuem tamanhos variados, podendo ser bem grandes ou muito pequenas. Quando abertas, possuem flores pequenas e perfumadas de coloração branca.

Você sabia que existem pessoas que utilizam a Ora-pro-nóbis como cerca viva de segurança? Isso mesmo! Em Minas Gerais, por ser muito comum o seu cultivo, as pessoas costumam utilizá-la em cima dos muros, juntamente com as cercas elétricas, por possuir espinhos fortes que não se quebram, nem quando penetrados em partes do corpo humano.

É uma planta rústica e resistente, ela imita um cacto e, como os cactos, não têm necessidade de grandes quantidades de água para sobreviver.

  Planta Ora-Pro-Nóbis

Imagem/Reprodução: Jardineiros.net

 

QUAIS OS TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS?

 

Aqui no Brasil, existem quatro tipos de Ora-pro-Nóbis, a comum, conhecida pela maioria e com as flores brancas, até a mais diferentes, como a Ora-pro-nóbis dourada, laranja e rosa.

Importante ressaltar que todos os tipos de Ora-pro-nóbis possuem espinhos, o que é confirmado por seu nome cientifico aculeata, que quer dizer “planta com espinhos”.

Por esta razão, pesquisadores afirmam, que os outros tipos de Ora-pro-nóbis acima mencionados, como por exemplo a laranja e a rosa, não são tecnicamente Ora-pro-nóbis, e sim plantas da mesma família.

 

QUANDO FLORESCE A ORA-PRO-NÓBIS?

 

As flores da Ora-pro-nóbis se abrem apenas 1 dia no ano, conhecido como o dia da “florada”, podendo ocorrer de janeiro a abril. Suas flores quando estão abertas juntam grandes quantidades de abelhas.

A produção de seus frutos ocorre de junho a julho, mas as flores podem ser recolhidas e consumidas durante a ano todo.

 

COMO FAZER MUDA DE ORA-PRO-NÓBIS?

 

A Ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira que se adapta a diversos climas, tipos de sol e locais.

É super simples fazer a sua “mudinha” de Ora-pro-Nóbis. Você precisará de terra vegetal ou areia (pode ser encontrada em qualquer casa de jardinagem). Pegue um recipiente ou um vasinho com mais ou menos 15cm de altura e 10 cm de largura.

Coloque a terra ou areia até pouco mais da metade do recipiente. Você precisará de uma muda com mais ou menos 15cm de atura. Você utilizará apenas o caule, sem as folhas. Importante! Se o caule escolhido possuir espinhos, coloque a estaca com os espinhos direcionados para baixo, para a plana não ficar ao contrário.

Se você optar pelo tamanho do recipiente mencionado, você pode incluir até duas estacas/caules de uma vez. Após colocar os caules na terra/areia, regue bem e regue todos os dias, durante 15 dias, sem falhar. Passados os 15 dias, sua Ora-pro-nóbis já terá criado raízes, aí você poderá troca-la para o vaso que quiser.

 

A partir de então, só colher os frutos desse excelente alimento.

  Planta Ora-Pro-Nóbis

Imagem/Reprodução: Clínica Flora Mater

 

COMO COMER A ORA-PRO-NÓBIS?

 

Tanto as folhas, quanto as flores da Ora-pro-nóbis são comestíveis. Seu sabor é meio adocicado, sendo agradável a sua ingestão.

Você pode comê-la crua, como se fosse salada, pois ela não apresenta sabor amargo, porém possui uma textura viscosa, meio gelatinosa, o que confere uma sensação “escorregadia” ao mastigá-la in natura, o que não é perceptível quando ingerida processada em pratos elaborados, nem quando é seca para uso em alimentos processados.

Além disso, você pode cozinha-la com diversas carnes, usar em infusão no preparo de chás, e até mesmo desidratar e fazer dela uma farinha extremamente nutritiva e com todas as propriedades da planta.

Como salada, você pode complementá-la com rúculas e demais folhas escuras e temperá-las com vinagre de maçã e limão, fica uma delícia!

Suas folhas secas e moídas, podem ser trituradas e adicionadas ao orégano, fazendo um tempero maravilhoso.

A farinha feita com a Ora-pro-nóbis, serve para fazer massas de pães e bolos, geleias, sopas, sucos e omeletes. Pode ser refogada pura, com feijão, frangos, carnes, costelinhas e até com arroz.

Você pode ainda batê-la pela manhã com suco de laranja, gengibre e linhaça dourada.

Ela pode ser utilizada de diversas formas, usando e abusando da criatividade, não é tóxica e não tem contraindicações.

 

QUAIS AS PROPRIEDADES DA ORA-PRO-NÓBIS?

 

A Ora-pro-nóbis possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional, podendo competir com alimentos conhecidos e famosos como milho, couve, alface e espinafre.

Você sabia que uma folha de Ora-pro-nóbis possui mais proteínas do que um bife de vaca?

A Ora-pro-nóbis possui níveis elevados de proteínas, isso porque 25% da planta é proteína, e estudos apontam que resultados proteicos acima de 25%, torna os alimentos como a Ora-pro-nóbis uma fonte alternativa de proteínas para alimentação, em especial para suplementação de indivíduos em desenvolvimento.

Ela possui uma alta digestibilidade, ou seja, isso quer dizer que 85% da planta é digerida.

Você sabia que o pólen da Ora-pro-nóbis é quase proteína pura?

Suas folhas são ricas em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, cálcio e niacina (vitamina B3), além disso, não possui gorduras saturadas.

Ela é rica em serotonina (utilizada regularmente no tratamento da ansiedade e depressão). Isso se dá por sua alta quantidade de aminoácidos como triptófano, serotonina e outros.

Um dado de grande importância sobre a Ora-pro-nóbis, diz respeito à toxidade. Essa planta não é tóxica, não apresenta níveis de toxidade. Você pode consumi-la com frequência e em grandes quantidades que não lhe fará mal.

Estudos apontam para as suas altas quantidades de carotenoides e flavonoides, ou seja, rico em antioxidantes.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ORA-PRO-NÓBIS?

 

As folhas e flores da Ora-pro-nóbis geralmente são utilizadas para aliviar processos inflamatórios, na recuperação de peles queimadas.

Folhas novas, maturadas, misturadas com azeites são comumente utilizadas no tratamento de furúnculos e não só isso, ela também pode ser utilizada no tratamento de sífilis.

Folhas secas são utilizadas no tratamento de colesterol. Na forma de chá essa erva tem um poder detox e fortificante, ou seja, energética. Auxilia no tratamento da bexiga, infecções urinárias e ulceras gástricas.

Por ser rica em ferro, auxilia em tratamentos alternativos no combate à anemia. Suas fibras presentes auxiliam na melhor formação do bolo fecal ajudando no funcionamento do intestino e tudo o que melhora o intestino, melhora a imunidade!

A Ora-pro-nóbis é também muito utilizada por pacientes com dores crônicas, por possuir grande efeito anestésico e analgésico.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, constou que os princípios dessa planta podem ajudar na prevenção do câncer de intestino e nas hemorroidas.

A Ora-pro-nóbis é um emagrecedor natural. Em pesquisas realizadas, com o intuito de viabilizar o controle glicemia no sangue de diabéticos, pesquisadores descobriram também que as enzimas da Ora-pro-nóbis atuam diretamente na dissolução da glicose do sangue e na gordura do corpo.

Essa gordura dissolvida vai para o intestino que acaba funcionando melhor, já que auxilia na expulsão da gordura e dos açúcares do corpo, ou seja, a Ora-pro-nóbis é excelente também para quem tem problema de intestino e de diabetes.

Por possuir uma grande quantidade de serotonina, se usada regularmente, ela auxilia no tratamento da ansiedade e depressão. Isso se dá por sua alta quantidade de aminoácidos como triptófano., serotonina e outros.

Segundo o apicultor grego Nikolaos Argyrios, a salada com as flores tem valor muito nutritivo, agora se a flor é colhida de manhã bem cedo, antes de serem “chupadas” pelas abelhas e demais insetos, a salada terá mais proteínas. Se as flores forem coletadas mais tarde, perderá um pouco das proteínas.

 

A ORA-PRO-NÓBIS PARA OS ANIMAIS

 

Já mencionamos que a Ora-pro-nóbis não apresenta níveis de toxidade, podendo e devendo ser utilizada também por animais, tanto em fazendas na alimentação de gados, cavalos, entre outros, ou até mesmo em casa como suplementação para seu pet (cachorros, gatos, etc.).

Essa planta in natura pode ser misturada com a ração dos animais. Ela não tem contraindicação!

  Planta Ora-Pro-Nóbis

Imagem/Reprodução: Ativo

 

ORA-PRO-NÓBIS PARA FINS ESTÉTICOS

 

A Ora-pró-nóbis pode ser utilizada para fins estéticos, por possuir uma quantidade gigantesca de colágeno. Se consumida com frequência, ela auxilia no rejuvenescimento da pele.

A Marta Moreira, em seu canal no youtube, ensina a receita de um milagroso creme hidratante, feito a partir da Ora-pró-nóbis, vamos ver?

Você só precisará de dois ingredientes:

 
  • 1 folha de babosa;
  • 5 folhas pequenas de Ora-pró-nóbis (a quantidade de folhas, dependerá do tamanho das delas, se forem folhas grandes, 2 folhas será o suficiente).
 

Basta bater com as folhas da Ora-pró-nóbis com a baba (o miolo) da babosa no liquidificador, coar e já está pronto para uso. Importante manter em geladeira e utilizar todos os dias como hidratante facial. É melhor e muito mais econômico do que muitos cremes anti-idade.

Muitas pessoas também utilizam a Ora-pró-nóbis nos cabelos, em formato de chás, misturada no shampoo, ou até mesmo junto a máscara capilar. Ela melhora queda de cabelo fortalecendo os fios fracos e quebradiços, trata o bulbo capilar, melhora o ressecamento, diminui a oleosidade excessiva do couro cabeludo e ajuda no crescimento capilar.

 

RECEITINHAS DE TRATAMENTO CASEIRO COM ORA-PRO-NÓBIS

 

No blog da Andreza Siqueira encontramos 3 receitas maravilhosas, simples e de baixo custo com esse santo remédio que é a Ora-pro-nóbis. Vamos acompanhar?

 

RECEITA 1 - SHAMPOO CASEIRO DE ORA-PRO-NÓBIS

 
  • 1/2 Meio vidro de shampoo sem sulfato;
  • 20 folhinhas de Ora-pro-nóbis (a quantidade de folhas utilizadas, depende do tamanho das folhas escolhidas); e
  • Meio copo de água filtrada;
 

Bata no liquidificador as folhas com a água filtrada. Coe em uma peneira e após coloque o suco dentro do vidro de shampoo e misture bem.

Está pronto o seu shampoo!

Importante guardar em geladeira por no máximo 10 dias.

 

RECEITA 2 - HIDRATAÇÃO CASEIRA DE ORA-PRO-NÓBIS

 
  • 8 folhas de Ora-pro-nóbis;
  • 5 colheres de água filtrada; e
  • 3 colheres de creme/máscara de hidratação.
 

Junte em um pote as folhas e a água filtrada e amasse com um socador até liberar todo o sumo da Ora-pro-nóbis. Em seguida peneire para separar os resíduos do suco.

Obtido o sumo, misture com máscara de hidratação e só aproveitar essa incrível máscara.

Aplique de mecha a mecha no cabelo e deixar 30 min.

 

RECEITA 3 – CHÁ DE ORA-PRO-NÓBIS PARA O CABELO

 

A opção de chá e suco pode ser também consumida na alimentação e no cabelo.

 
  • 8 folhas de Ora-pro-nóbis; e
  • 500ml de água.
 

Ferva a água e acrescente as folhas, tampe e panela e deixe em infusão até esfriar.

Você pode lavar os cabelos e fazer a sua hidratação normalmente, mas no lugar do condicionador, lave os cabelos com o chá e não enxague. Ou, você pode misturar o chá com a máscara, aplicar em todo o cabelo de mecha a mecha e deixar agir por 30 minutos.

Lave, condicione e finalize normalmente.

 

ONDE ENCONTRAR A ORA-PRO-NÓBIS EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO?

 

A Ora-pro-nóbis é muito comum na Região Sudeste, em especial no Estado de Minas Gerais, contudo, recebemos muitos questionamentos sobre “Onde encontrar a Ora-pro-nóbis em São Paulo” “Onde encontrar a Ora-pro-nóbis no Rio de Janeiro”

É relativamente fácil de ser encontrada, tanto suas folhas, quanto desidratada em pó. As folhas da Ora-pro-nóbis podem ser encontradas nas feiras de orgânicos ou hortifrutis.

Suas mudas podem ser encontradas nas mais diversas lojas de jardinagem.

Já em sua versão desidratada em pó, por ser encontrada em lojas físicas de produtos naturais ou até mesmo lojas de produtos naturais online.

Hoje em dia encontramos dezenas de lojas online que entregam para todo Brasil no conforto do seu lar. Quer adquirir sua Ora-pro-nóbis? Entre no nosso site e confira, entregamos de forma segura e prática no conforto do seu lar.

 

CONCLUSÃO

 

Como apontado no decorrer do presente texto, constata-se que os resultados obtidos das análises da planta Ora-pro-nóbis, indicam que ela pode ser utilizada como suplemento alimentar, por conter alto valor nutritivo, principalmente no teor proteico e suas fibras. Valores estes que resultam em índice acima de 25% nas folhas.

Seu alto valor energético garante nutrir o corpo por mais tempo entre as refeições, podendo fornecer sabor diferenciado aos alimentos, além de ser uma planta que não contém contraindicações por não apresentar níveis de toxidade.

Realmente essa planta hortaliça sagrada faz jus ao nome empregado “Rogai por nós”.

Gostou? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades!

Deixar Comentário
Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.