Olá visitante! Efetue seu Login ou Cadastre-se
0
BLOG

[7 Benefícios] Que Você Pode Ter Se Utilizar Pasta de Amendoim No Seu Cotidiano

[7 Benefícios] Que Você Pode Ter Se Utilizar Pasta de Amendoim No Seu Cotidiano

No artigo de hoje abordaremos um grande tema, ou melhor dizendo, um super tema, bem procurado e de grande importância. Falaremos da “famosinha do mundo fitness” a pasta de amendoim.

A pasta de amendoim atualmente está super em alta, virou meio que uma tendência, principalmente no meio do “mundo fitness” pra quem buscar a queima calórica, perda de peso e ganho da massa muscular.

Antes de adentrarmos efetivamente ao tema, faz-se importante fazer um adendo sobre o consumo da pasta de amendoim aqui no Brasil e nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, temos o costume de consumir bastante margarina, manteiga, maionese, geleias e patês no café da manhã, diferentemente dos Estados Unidos, onde o principal costume do americano é utilizar com frequência a pasta de amendoim nos cafés da manhã, com torradas e pães. Um costume bem antigo, diga-se de passagem. Lá (nos EUA’s) a pasta de amendoim é mais conhecida como a manteiga de amendoim, a famosa “peanut butter”.

 

PROPRIEDADES DA PASTA DE AMENDOIM

 

O amendoim, bem como sua pasta é rico em gorduras boas, proteínas, fibras, potássio e antioxidantes. Uma porção da pasta do amendoim possui cerca de 3 mg de antioxidante e vitamina E.

Além disso, possui magnésio, cerca de 4 gramas (excelente para construção dos osso e recuperação muscular), vitamina B6 e zinco, que auxilia no aumento da imunidade.

 

A PASTA DE AMENDOIM ENGORDA?

 

A pasta de amendoim possui uma altíssima densidade calórica, o que significa dizer que em uma pequena porção do alimento, é possível obter uma imensa quantidade calórica. Desta forma, o seu consumo deve ser moderado, uma vez que uma pequena quantidade ingerida, já lhe proporcionará grandes resultados.

Diferentemente, vamos supor, de uma salada de alface, que é um alimento de baixa caloria e, para que suas calorias passem a ser contabilizadas, deve-se ingerir altíssimas quantidades.

Está aí a principal razão da pasta de amendoim ser muito utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas, pois, quando se busca o aumento da massa muscular/hipertrofia, o correto é ingerir altas quantidades calóricas, contudo, os adeptos desse tipo de dieta, não conseguem comer grandes quantidades de alimentos, por não sentirem fome, ou se sentirem enjoados.

Ai que entra a “grande milagrosa” pasta de amendoim, pois, você come algumas colheradas e substitui “graaaaandes” quantidades de alimentos.

  Amendoim com casca

Imagem: Canva

 

E por que a pasta de amendoim é tão calórica assim? Porque é composta basicamente por óleo e muita gordura (gorduras boas).

Importante ressaltar que a gordura da pasta de amendoim não se compara aos outros tipos de gorduras, como a de um chocolate ou sorvete. As gorduras presentes na pasta de amendoim são as gorduras mono e poliinsaturadas, que são as melhores gorduras que existem.

A pasta de amendoim é fonte de proteínas, contudo, importante deixar claro que a proteína não é o principal fator da pasta, o seu principal fator é a gordura boa.

Em 1 colher de sopa de pasta de amendoim, encontramos cerca de 3 gramas de proteína.

Com relação aos carboidratos, a pasta de amendoim possui poucos carboidratos e desses carboidratos que ela tem, possui uma quantidade razoável de fibras.

Além de ser rica em gorduras, fonte de proteínas, possuir baixo carboidratos e quantidades significativas de fibras, a pasta de amendoim é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes.

Feita toda essa introdução, vamos aos principais benefícios do amendoim e de sua pasta?

  Pasta de Amendoim no Pão de Forma

Imagem: Mundo Boa Forma

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM E DO AMENDOIM

 

1 - É fonte de gorduras boas

 

Conforme já mencionamos no capítulo introdutório, a maior concentração de calorias do amendoim vem das suas gorduras, sendo assim, um alimento super gorduroso.

A princípio essa informação de “alimento gorduroso” pode assustar logo de cara, pode parecer algo ruim, ainda mais em nossa sociedade que luta diariamente contra a obesidade.

Só que essa informação de que a gordura é algo ruim, não é verdade. Devemos sim incluir a gordura em nosso organismo diariamente, contudo, as gorduras que devemos incluir, tem de ser as gorduras boas, pois, as gorduras são muito importantes para o nosso organismo de maneira geral.

Todas as nossas células contêm gorduras. Além disso, elas são importantes para a formação dos hormônios sexuais, para a questão térmica do nosso corpo, além de diversos outros fatores.

Por isso é importante que consumamos gorduras boas, como as mono ou poliinsaturadas. A notícia boa é que o amendoim é fonte principalmente de gordura monoinsaturada.

Importante, deve-se evitar o consumo de gorduras saturadas e gorduras trans.

 

2 - Melhora o colesterol e protege o coração

 

O segundo benefício também está relacionado a gordura, pois, o amendoim tem a capacidade de melhorar o colesterol e proteger o nosso coração de forma indireta, porque as gorduras monoinsaturadas presentes, ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Desta forma, por possuir a capacidade de diminuir o LDL do nosso organismo, o amendoim acaba de uma forma indireta protegendo o coração e melhorando as doenças cardiovasculares.

 

3 - Possui ação antioxidante

 

O amendoim possui ação antioxidante por ser rico em resveratrol, que é um potente antioxidante, além de possuir vitamina E.

É importante ser consumido por quem possui doenças inflamatórias no organismo.

Os antioxidantes, agem combatendo os radicais livres, que influenciam no envelhecimento da pele e desenvolvimento de diversas doenças.

 

4 - É fonte de fibras ajudando a quem sofre com problemas intestinais.

 

Por ser uma grande fonte de gorduras e fibras, o amendoim pode ajudar a amolecer mais as fezes, a facilitar o transito e expulsão do bolo fecal.

 

5 - Ajuda a controlar o apetite

 

O amendoim pode ajudar no controle do apetite, justamente pelo fato de ser rico em gorduras e fibras. Essa gordura boa e as fibras vão demorar mais tempo no estomago para serem digeridas e passarem para o intestino.

 

6 - Ajuda a ganhar peso de forma saudável

 

Acrescentar o amendoim de forma equilibrada em sua dieta ou em seu dia-a-dia, pode ajudar bastante a quem deseja o ganho de peso, através da massa magra muscular, de forma saudável.

Pois, conforme já mencionado, o amendoim é fonte de gorduras boas, fibras, vitaminas e proteínas.

 

7 - Afasta risco de diabetes

 

Uma pesquisa divulgada pelo Journal of the American Medical Association, comprovou que, consumir 2 a 3 colheres de sopa de pasta de amendoim, de 4 a 5 vezes por semana, diminui o risco do desenvolvimento das diabetes.

Isso acontece porque o amendoim é fonte de ômega 9 e fibras. Desta forma, aliada com uma dieta equilibrada, ajuda a prevenir a diabetes do tipo 2.

  Pasta de Amendoim no Pote

Imagem: Food Revolution Network

 

COMO FAZER PASTA DE AMENDOIM INTEGRAL CASEIRA?

 

É super simples e fácil, você precisará de um processador de alimentos e o amendoim. Importante ressaltar que o amendoim deve ser o sem sal e com casca.

Só bater tudo até virar a manteiga.

Quando você começar a triturar o amendoim, você perceberá que ele irá se transformar primeiramente em farinha. Quando chegar a esse ponto continue batendo que o próximo passo será o da pasta.

Para não ficar muito sem graça e sem sabor, você poderá temperar a sua pasta do seu jeito, seja doce ou salgada, como preferir.

Caso opte por uma pasta salgada, o ideal seria colocar uma pitada de sal rosa, sal light ou qualquer um de sua preferência.

Caso opte pela pasta mais adocicada, adoce com um adoçante ou açúcar de sua preferência como o mascavo, demerara, xarope de agave ou até mesmo o mel. Você pode colocar até cacau em pó para dar um sabor diferente.

Viu como é fácil?

 

RECEITA COM AMENDOIM

 

Bolinho de Amendoim Low Carb, Fit e Funcional

 

Ingredientes

 
  • 1 xícara de amendoim crú;
  • 1 xícara de adoçante culinário que possa ir no forno e não amargue;
  • 1/2 xícara de leite de amêndoas;
  • 3 ovos; e
  • 1 colher de sopa de fermento.
 

Modo de Preparo

 
  1. Bata tudo no liquidificador até obter uma massa lisa e homogenia.
  2. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, com papel manteiga ou até mesmo uma forma de silicone.
  3. Coloque no forno a 180º por cerca de 30 minutos e vá checando com um garfo ou palito até ficar na consistência normal de bolo.
  4. Espere esfriar e sirva-se!
 

RECEITA COM PASTA AMENDOIM

 

Sorvete Fit com Pasta de Amendoim

 

Ingredientes

 
  • 2 colheres de sopa de pasta integral de amendoim;
  • 3 bananas médias; e
  • 1 dose de whey protein sabor baunilha.
 

MODO DE PREPARO

 
  1. Corte as bananas descascadas em fatias e leve ao congelador por duas horas.
  2. Passado esse tempo bata as bananas no liquidificador até formar um creme.
  3. Adicione a pasta de amendoim e bata novamente.
  4. Adicione whey e bata de novo.
  5. Quando estiver tudo incorporado leve para gelar por mais duas horas.
  6. Sirva gelado e aproveite!!!.
 

Conforme já falamos, a pasta de amendoim pode ser consumida de diversas formas, tanto pura (há que goste muito), em torradas, panquecas, tapiocas e pães, misturada e amassada com frutas e até mesmo batidas em vitaminas.

Uma dúvida muito comum, principalmente para os adeptos de exercícios físicos é de como consumí-la, como pré ou pós treino?

Você pode consumir como preferir, mas o recomendado pelos nutricionistas é que a pasta de amendoim seja consumida como pré-treino, devido a sua gordura auxiliar na produção de energia.

Importante esclarecer que a absorção da pasta de amendoim é lenta, portanto, não deve ser consumida instantes antes do treino, o ideal é que você consuma com um intervalo grande do treino, se não, você ficará sem o substrato energético durante o seu treino.

Além disso, consumí-la com uma certa antecedência, trará a digestão e a absorção dos nutrientes desejáveis para o treino.

No pós-treino a pasta de amendoim não costuma ser muito bem vinda, pois você estará naquela “janela anabólica” que você precisa ter absorção dos nutrientes o mais rápido possível para a corrente sanguínea para que eles estejam disponíveis pro tecido muscular para ter a recuperação e a gordura demora mais tempo no estomago para para ser liberada para passar para o intestino e para passar para a corrente sanguínea.

Então o pós-treino não é o momento ideal para isso.

Mas você não precisa se limitar a pasta de amendoim antes ou pós treino, você pode comer a qualquer horário, é um alimento super versátil e gostoso.

  Pasta de Amendoim na Colher

Imagem: Food Revolution Network

 

QUAL A DIFERENÇA DA PASTA DE AMENDOIM NORMAL PARA A PASTA DE AMENDOIM INTEGRAL?

 

As pastas de amendoim não rotuladas como integrais, são todas as pastas que possuem diversos componentes em sua composição, como açucares, aditivos, gorduras hidrogenadas, lactose e pasmem, até glúten.

Quando fazemos uma pasta de amendoim caseira, conseguimos observar que, devido a sua grande quantidade de óleo, visualmente o amendoim irá se separar do óleo.

Por conta disso, a indústria quando nos fornece a pasta, inclui dezenas de componentes para que ela permaneça por mais tempo “bonitinha”, lisinha e homogenia.

A pasta de amendoim integral é a mais saudável de todas, são feitas puramente com o amendoim, sem qualquer tipo de açúcares, aditivos químicos, gorduras hidrogenadas, sal e lactose.

Portanto, opte sempre por fazer a sua pasta de amendoim integral, é simples e bem mais saudável.

Quando optar pela compra da pasta de amendoim, recomenda-se que você leia sempre seu rótulo e opte sempre pela pasta com os ingredientes mais naturais possíveis.

Hoje em dia é possível encontrar centenas de marcas e pastas diferentes, com e sem açucares, com mel, com cacau, com cacau e mel e até mesmo de brigadeiro.

Tem pastas para todos os gostos!!!

 

ONDE COMPRAR PASTA DE AMENDOIM?

 

É possível encontrar pasta de amendoim em diversos estabelecimentos, assim como mercados, padarias, atacadistas, lojas virtuais e muitos outros.

Nós temos diversas marcas de pastas de amendoim na nossa loja virtual. Caso queria fazer uma visita em nossa seção, basta clicar aqui ou na imagem abaixo que você irá ser direcionado para o nosso e-commerce.

  Pasta de Amendoim Amendomel Pasta de Amendoim First Pasta de Amendoim Power One Pasta de Amendoim Proteina Pura  

CONCLUSÃO

 

A pasta de amendoim, além de deliciosa, nos oferece inúmeros benefícios como o fato de ser fonte de gorduras boas, melhorar o colesterol e proteger o coração, possuir ação antioxidante, ser fonte de fibras (ajudando a quem sofre com problemas intestinais), ajudando também no controle do apetite, ajudando a ganhar peso de forma saudável e afastando risco de diabetes. Contudo, por ser extremamente rica em gorduras, seu consumo deve ser moderado, pois, trata-se de um alimento muito calórico.

Recomendamos que, antes de incluir a pasta de amendoim em seu dia-a-dia, você procure seu médico ou nutricionista e peça mais informações.

Todo alimento, por mais bem recomendado que seja, deve ter aprovação de um médico ou nutricionista, sempre prezando por sua saúde.

Deixar Comentário
Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a sacola.