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[7 SETE] Alimentos Para Aumentar a Imunidade de Forma Fácil e Natural

[7 SETE] Alimentos Para Aumentar a Imunidade de Forma Fácil e Natural

No artigo de hoje abordaremos um tema muito procurado, que teve um aumento significativo nas pesquisas em razão do que atualmente estamos vivendo, que é a pandemia oriunda da Corona Vírus, mais conhecida como COVID-19.

Além das medidas de higiene pessoal recomendadas pelo Ministério da Saúde, como por exemplo: evitar contatos físicos e aglomerações, se higienizar constantemente com água e sabão ou álcool em gel e o uso de máscaras e luvas - fortalecer o organismo é uma atitude de extrema importância para evitar o contágio.

Hoje apresentaremos 7 (sete) alimentos riquíssimos em propriedades para auxiliar no aumento da imunidade de forma fácil e natural.

Contudo, antes de aprofundarmos no tema, faremos uma breve introdução sobre a imunidade.

A imunidade nada mais é do que a capacidade que nosso organismo possui em se defender de certos invasores, como por exemplo os vírus, as bactérias e os fungos que possam causar doenças.

A falta de nutrientes gera um sistema imunológico fraco.

Alimentos Saudáveis

Imagem/Reprodução: A Gazeta

 

Quando a imunidade está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções, além de quadros como o de gripes e maior propensão a desenvolver com frequência rinites alérgicas.

Se você vive cansado, com sintomas de resfriados, gripes, rinites alérgicas, etc., isso quer dizer que seu corpo não está produzindo organismos defensores dessas doenças.

Para que o nosso sistema imunológico esteja sempre forte, devemos adotar hábitos saudáveis, não só com a alimentação (que sabemos que é fundamental), como também com a prática de exercícios físicos e a hidratação do corpo, tomando de 2 a 3 litros de água por dia. Além disso, é de extrema importância manter o sono regulado, dormindo de 6 (seis) a 8 (oito) horas por noite.

Também devemos evitar o consumo excessivo dos alimentos conhecidos como “junk food” (açúcares, frituras e gorduras), e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Existem milhares de alimentos que auxiliam no aumento da imunidade, mas lembre-se, alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais.

Ahh, importante: Não podemos confundir comer bem com comer muito!

Alguns alimentos que são ricos em micronutrientes, auxiliam no aumento da imunidade, como, por exemplo, cobre, zinco e magnésio. Tais alimentos atuam como cofatores de enzimas envolvidas na resposta imune e maturidade de células de defesa.

As fontes desses nutrientes são principalmente: nozes, amêndoas, castanhas-do-pará, fígado, frutos do mar, banana, uva, espinafre, ovo, entre outros.

Dos alimentos que auxiliam o aumento da imunidade, separamos 7 (sete) para lhes apresentar, vamos conferir?

 

LINHAÇA

 

Linhaça em grãos e Linhaça em Pó

Imagem/Reprodução: Mundo Boa Forma

 

A Linhaça ganhou a fama de superalimento pelo fato de ter os seus benefícios comprovados cientificamente. Existem dois tipos de semente de linhaça, a marrom e a dourada.

Em termos nutricionais, ambas são muito parecidas., por exemplo, em porcentual, a linhaça marrom possui 22% de proteínas e 44% de óleos, enquanto a linhaça dourada apresenta 29% de proteínas e 43% de óleos.

A linhaça é a semente do linho. Muito utilizada na culinária do dia-a-dia, principalmente na culinária orgânica e natural. É considerada um alimento funcional, trazendo inúmeros benefícios para organismo, como por exemplo ao coração, intestino, cérebro e, inclusive prevenindo alguns tipos de cânceres.

Além de todos os benefícios que a linhaça proporciona (ser rica em vitamina E, que combate o envelhecimento precoce, prevenindo doenças regenerativas como o Parkinson, o Alzheimer, a Catarata e outras doenças), ela apresenta em sua composição as vitaminas A, B, D e E, e os minerais potássio, fósforo, cálcio, zinco e selênio, proporcionando o reforço do nosso sistema de defesa, nos deixando consequentemente mais resistentes a problemas e infecções.

A semente de linhaça pode ser consumida de diversas formas, você pode abusar da criatividade para inseri-la em sua alimentação, como na preparação de doces ou salgados. Adicionar em massas de bolos ou pães, tornando-os muito mais nutritivos.

Você também pode usar a linhaça em farinha, que possui os mesmos benefícios nutricionais. Em saladas, ela fica uma delícia e, claro, torna o prato muito mais crocante e saboroso.

 

CÚRCUMA

 

Cúrcuma

Imagem/Reprodução: Emagrecer Plus

 

A Cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta medicinal herbácea da família do gengibre, comum em países com clima tropical. Possui uma mistura dos sabores amargo e picante, e é muito utilizada na culinária indiana.

A cúrcuma (açafrão) é uma planta medicinal que tem como princípio ativo a curcumina que é a substância que fortalece o sistema imunológico.

Com o seu grande potencial anti-inflamatório tem sido associada com a ativação de células imunes. Estudos atuais vem relatando o efeito imunomodulador desse curcuminóide. A curcumina é capaz de influenciar e regular o estresse oxidativo e o processo inflamatório.

Além da ação anti-inflamatória, o princípio ativo da curcumina, possui uma série de propriedades, como: antioxidante, antiviral, antifúngica, antisséptica, com atividade contra Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, alergias, artrites, doenças autoimunes e cardiovasculares.

Você pode utilizar a cúrcuma na preparação de molhos para saladas, temperos de carnes vermelha, frangos, peixes, vários tipos de arroz, sopas, legumes e verduras cozidas.

 

SEMENTE DE GIRASSOL

 

Semente de Girassol

Imagem/Reprodução: FSM 2009 AMAZÔNIA

 

As Sementes de Girassol, além de serem sementes baratas e de fácil localização (supermercados e lojas de produtos a naturais), são ricas em nutrientes que fazem bem para o organismo.

Podem ser encontradas com casca ou torrada sem casca.

Possuem dentre outros, efeitos antioxidantes como o selênio e a vitamina E, permitindo que uma de suas propriedades impeça ou limite o dano oxidativo às células, protegendo contra doenças como diabetes, cânceres e doenças cardiovasculares.

Por conter zinco, as sementes de girassol ajudam a manter o sistema imunológico saudável, possuindo efeito cicatrizante, além de manterem afiados o olfato e paladar.

As sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B-6.

Elas podem ser consumidas como aperitivos ou podem ser adicionadas a receitas de pães, bolos, farofas, ou até mesmo sobre saladas e cereais.

Para que todos os benefícios se façam presentes, recomenda-se consumir pelo menos 3 (três) vezes por semana, 1 (uma) xícara de chá das sementes, ou de acordo com a recomendação do seu médico ou nutricionista.

 

PIMENTA

 

Pimenta

Imagem/Reprodução: Nova Natural

 

A Pimenta, é um tempero que divide opiniões, é amada por uns e odiada por outros, por trazer um sabor marcante aos alimentos, contudo, sua função não é somente trazer um sabor diferenciado, ela também conta com uma série de benefícios ao nosso organismo, por ser rica em várias vitaminas e minerais.

Existem dezenas e dezenas de espécies de pimentas, cada uma com suas particularidades de sabor e benefícios ao organismo.

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, um importante nutriente que protege o organismo de infecções.

Além disso, as pimentas são ricas em Vitamina C (um antioxidante importante para a cicatrização de feridas e a função imunológica, Vitamina B6 (Desempenha um papel importante no metabolismo energético), Vitamina K1 (Conhecida como filoquinona que é essencial para a coagulação do sangue, ossos e rins saudáveis), Potássio (Um mineral essencial que atua em uma variedade de funções, podendo reduzir o risco de doença cardíaca quando consumido em quantidades adequadas), e Cobre (Frequentemente ausente na dieta ocidental, o cobre é um oligoelemento essencial, importante para ossos fortes e neurônios saudáveis).

Você pode utiliza-la de diversas formas, usando e abusando da criatividade, em temperos para carnes, peixes, frangos e saladas, em sucos, chás e até mesmo em sobremesas.

 

CASTANHA DO PARÁ

 

Castanha do Pará

Imagem/Reprodução: Super Club Fit

 

A Castanha do Pará é uma oleaginosa que possui diversos benefícios à saúde. É um alimento saudável e está sempre prescritos nas dietas pela sua quantidade de gorduras boas.

Suas propriedades são benéficas à saúde, pois apresentam selênio, magnésio, fósforo, manganês, vitaminas do complexo B, fibras e outros. Todas essas propriedades ajudam preservar a imunidade, a proteger o coração, combater o câncer, emagrecer, além de ser boa para os ossos e preservar o cérebro.

A castanha pode ser consumida de algumas formas, in natura, torradas ou utilizadas em alguns ingredientes de pratos doces ou salgados ou até mesmo dando um toque especial nas saladas.

 

LENTILHA

 

Lentilha

Imagem/Reprodução: Blog Menu do Dia

 

A Lentilha é riquíssima em nutrientes. Em razão de seus macros nutrientes, ela possui uma boa quantidade de carboidratos considerados bons para a saúde, também possui muitas proteínas (bem mais que o feijão!).

Essas proteínas ajudam a manter a massa muscular, ajudam na defesa do organismo e também ajudam a aumentar o metabolismo, auxiliando no emagrecimento. Além disso as lentilhas possuem muitas fibras que ajudam a diminuir o nível de glicose, colesterol e dá muita saciedade.

Embora a lentilha marrom ou castanha seja o tipo de lentilha mais comum, também existe outras espécies de lentilhas, quais são: vermelhas, verdes ou francesas e negras ou beluga.

Lentilhas

Imagem/Reprodução: Cozinha Técnica

 

Com relação a imunidade, as lentilhas ainda possuem muitos micronutrientes que são as vitaminas e os sais minerais. Os grandes destaques estão no Ferro (que ajuda a controlar a anemia), no Cobre (que dá muita energia para as células), no Selênio (que ajuda na saúde da tireoide) e para um trio muito especial que é a Vitamina B6, o Magnésio e o Triptofano (esses nutrientes ajudam a formar serotonina que é um neurotransmissor da calma, do prazer e da saciedade).

 

GENGIBRE

 

Gengibre

Imagem/Reprodução: Beleza e Saúde

 

O Gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado, muito utilizado para temperar alimentos e no preparo de chás. Ele auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de Vitaminas B6 e C.

O gengibre ajuda a diminuir inflamações, o que pode ajudar a reduzir desconfortos na garganta e outras doenças inflamatórias.

Ele pode ser utilizado de diversas formas, em receitas doces e salgadas.

A raiz picada fina ou ralada, pode ser utilizada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais, por exemplo. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.

 

CONCLUSÃO

 

Como falado inicialmente, além de tomar todos os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, é de extrema importância que cuidemos da nossa saúde, ingerindo alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais para mantermos a imunidade sempre em alta, consequentemente atenuando os riscos de contaminação, tanto do novo Corona Vírus, quando de resfriados e gripes.

Atenção!!! Importante alertar que a imunidade alta não o torna imune contra o novo Corona Vírus!

Ao contrário do que muitos pensam, o aumento da imunidade não evita que uma pessoa contraia o novo Corona Vírus. A melhora do sistema de defesa do organismo serve apenas atenuar os riscos, bem como para evitar os casos mais graves da doença.

Por exemplo, se uma pessoa com boa imunidade se infectar com a COVID-19, isso significa que há menos chances de que ocorra a evolução e piora do quadro, mas NÃO A TORNA IMUNE.

Portanto, redobre os cuidados de higiene, cuide de sua saúde e dos seus familiares, principalmente os que estão em grupo de risco.

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