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Tâmara Fresca Jumbo 100g

(1 avaliação)
R$ 8,89

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  • DESCRIÇÃO DO PRODUTO
  • TABELA NUTRICIONAL
  • INGREDIENTES
  • RECOMENDAÇÕES DE CONSUMO
A tâmara é uma fruta da tamareira, cujo nome científico é Phoenix dactylifera, é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semi-áridas. A tâmara é uma fruta apreciada em todo o mundo.

Aqui no Brasil, a tamareira é cultivada com bastante sucesso, devido às condições de cultivo encontradas na região Nordeste. Seu cultivo exige clima quente e seco (por isso é facilmente cultivada no Nordeste do país).

Elas se desenvolvem melhor em uma temperatura que se mantenha em torno de 30°C durante três meses do ano. As tamareiras começam a produzir frutos de quatro a dez anos depois de plantadas. Elas crescem bem em solos arenosos e alcalinos, e atingem de 10 a 30 metros de altura. Produzindo anualmente cerca de 45 a 90 kg de tâmaras.

A tâmara é uma fruta docinha e muito saborosa. Não possui um sabor marcante, que faz dela uma fruta de fácil apreciação.

É rica em açúcares, e muito utilizada na produção de licores e geleias, além de ser amplamente aplicada na fabricação de xaropes expectorantes. Você sabia?

A tâmara também pode ser matéria-prima na produção de álcool e vinagre, entre diversas outras utilizações.


Propriedades da Tâmara

Além de saborosa, a tâmara tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, devido ao seu alto valor nutricional. É rica em propriedades que trazem inúmeros benefícios ao organismo.

Ela é rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada, sendo vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo. Além disso é rica em vitaminas A, B e C, que também completam a constituição da fruta.

Recomenda-se o consumo da tâmara para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia.
Ela atua também como suave laxante natural. É Livre de colesterol, e uma ótima opção na luta contra o câncer.

Auxilia ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.

Benefícios da Tâmara

Por ser rica em propriedades nutricionais, a tâmara apresenta os seguintes benefícios:

Devido a presença das fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre;

É fonte de energia para o treino, devido ao seu conteúdo de carboidratos;

Auxilia no desenvolvimento muscular, por ser rica em potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a formação muscular;

Ajuda a regular o açúcar no sangue, devido ao seu teor em fibras, que age prevenindo picos de glicose no sangue;

Por ser rica em zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, a tâmara ajuda a aumentar as defesas do corpo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças;

Ajuda a prevenir a anemia, devido ao teor de ferro;

Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é rico em magnésio;

Contribui para a diminuição de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, ajudando a capacidade cognitiva e a melhorar a memória, graças aos flavonoides e ao zinco;

Por conter vitamina A, contribui para uma visão saudável, evitando o risco de sofrer doenças oculares, como degeneração macular, por exemplo;

Além disso, os carotenoides, flavonoides e ácido fenólico presentes na tâmara, ajudam a promover a saúde do coração, consequentemente diminuindo o risco de desenvolver certos tipos de cânceres, porque também ajudam a reduzir a inflamações no corpo.

Alguns estudos científicos também indicam que o consumo regular de tâmaras nas últimas semanas de gestação, pode ajudar a diminuir o tempo de trabalho de parto e reduzir a necessidade de usar ocitocina para acelerar o processo. Pesquisas apontaram que, cm o consumo da tâmata, o processo (trabalho de parto) tende a acontecer naturalmente. Ainda não se sabe exatamente por que isto acontece, contudo, o recomendado é o consumo máximo de 4 (quatro) tâmaras por dia, a partir da 37ª semana de gestação, isto é, se a gestante não sobre de diabetes.
Em caso de diabetes, procure seu médico antes do uso.

Importante!

Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por seu médico ou nutricionista.

Devido ao seu alto teor em carboidratos e frutose, pessoas com diabetes devem consumi-la com cuidado e de acordo com orientação médica ou do nutricionista.

A Haja Verde não se responsabiliza por eventuais problemas causados pelo consumo do produto.


Como armazenar suas tâmaras?

Após abertas, armazene suas tâmaras em embalagem bem fechada ou transfira à um recipiente com tampa que o mantenha vedado. Armazene em local fresco, ventilado e longe do calor.
Tabela Nutricional Tâmara Seca ou Desidratada
Por ser processado em equipamentos que processam outros alimentos, pode conter traços de oleaginosas, amendoim, soja, leite, glúten ou albumina conforme RDC 26/2015.
Além de ingeridas in natura (crua ou seca) como frutas, a qualquer hora do dia (principalmente como lanchinho intermediário entre as refeições), as tâmaras servem também para o preparo de alimentos. Pode ser usada para substituir o açúcar nas receitas, no preparo de bolos e biscoitos, por exemplo.

A tâmara deve ser consumida com bastante atenção e restrição, por ser uma fruta muito calórica.

Quando seca, tem a vantagem de concentrar nutrientes e conservar por muito mais tempo.


De acordo com especialistas, as tâmaras secas possuem muito mais calorias do que tâmaras frescas, pois o fato de remover a água da fruta, torna os nutrientes mais concentrados. Desta forma, recomenda-se moderar no consumo e não exceder a quantidade diária de 3 (três) tâmaras, principalmente pessoas diabéticas ou as que estão em busca da perca de peso.
Descrição do produto
A tâmara é uma fruta da tamareira, cujo nome científico é Phoenix dactylifera, é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semi-áridas. A tâmara é uma fruta apreciada em todo o mundo.

Aqui no Brasil, a tamareira é cultivada com bastante sucesso, devido às condições de cultivo encontradas na região Nordeste. Seu cultivo exige clima quente e seco (por isso é facilmente cultivada no Nordeste do país).

Elas se desenvolvem melhor em uma temperatura que se mantenha em torno de 30°C durante três meses do ano. As tamareiras começam a produzir frutos de quatro a dez anos depois de plantadas. Elas crescem bem em solos arenosos e alcalinos, e atingem de 10 a 30 metros de altura. Produzindo anualmente cerca de 45 a 90 kg de tâmaras.

A tâmara é uma fruta docinha e muito saborosa. Não possui um sabor marcante, que faz dela uma fruta de fácil apreciação.

É rica em açúcares, e muito utilizada na produção de licores e geleias, além de ser amplamente aplicada na fabricação de xaropes expectorantes. Você sabia?

A tâmara também pode ser matéria-prima na produção de álcool e vinagre, entre diversas outras utilizações.


Propriedades da Tâmara

Além de saborosa, a tâmara tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, devido ao seu alto valor nutricional. É rica em propriedades que trazem inúmeros benefícios ao organismo.

Ela é rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada, sendo vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo. Além disso é rica em vitaminas A, B e C, que também completam a constituição da fruta.

Recomenda-se o consumo da tâmara para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia.
Ela atua também como suave laxante natural. É Livre de colesterol, e uma ótima opção na luta contra o câncer.

Auxilia ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.

Benefícios da Tâmara

Por ser rica em propriedades nutricionais, a tâmara apresenta os seguintes benefícios:

Devido a presença das fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre;

É fonte de energia para o treino, devido ao seu conteúdo de carboidratos;

Auxilia no desenvolvimento muscular, por ser rica em potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a formação muscular;

Ajuda a regular o açúcar no sangue, devido ao seu teor em fibras, que age prevenindo picos de glicose no sangue;

Por ser rica em zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, a tâmara ajuda a aumentar as defesas do corpo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças;

Ajuda a prevenir a anemia, devido ao teor de ferro;

Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é rico em magnésio;

Contribui para a diminuição de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, ajudando a capacidade cognitiva e a melhorar a memória, graças aos flavonoides e ao zinco;

Por conter vitamina A, contribui para uma visão saudável, evitando o risco de sofrer doenças oculares, como degeneração macular, por exemplo;

Além disso, os carotenoides, flavonoides e ácido fenólico presentes na tâmara, ajudam a promover a saúde do coração, consequentemente diminuindo o risco de desenvolver certos tipos de cânceres, porque também ajudam a reduzir a inflamações no corpo.

Alguns estudos científicos também indicam que o consumo regular de tâmaras nas últimas semanas de gestação, pode ajudar a diminuir o tempo de trabalho de parto e reduzir a necessidade de usar ocitocina para acelerar o processo. Pesquisas apontaram que, cm o consumo da tâmata, o processo (trabalho de parto) tende a acontecer naturalmente. Ainda não se sabe exatamente por que isto acontece, contudo, o recomendado é o consumo máximo de 4 (quatro) tâmaras por dia, a partir da 37ª semana de gestação, isto é, se a gestante não sobre de diabetes.
Em caso de diabetes, procure seu médico antes do uso.

Importante!

Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por seu médico ou nutricionista.

Devido ao seu alto teor em carboidratos e frutose, pessoas com diabetes devem consumi-la com cuidado e de acordo com orientação médica ou do nutricionista.

A Haja Verde não se responsabiliza por eventuais problemas causados pelo consumo do produto.


Como armazenar suas tâmaras?

Após abertas, armazene suas tâmaras em embalagem bem fechada ou transfira à um recipiente com tampa que o mantenha vedado. Armazene em local fresco, ventilado e longe do calor.
Tabela nutricional
Tabela Nutricional Tâmara Seca ou Desidratada
Ingredientes
Por ser processado em equipamentos que processam outros alimentos, pode conter traços de oleaginosas, amendoim, soja, leite, glúten ou albumina conforme RDC 26/2015.
Recomendações de consumo
Além de ingeridas in natura (crua ou seca) como frutas, a qualquer hora do dia (principalmente como lanchinho intermediário entre as refeições), as tâmaras servem também para o preparo de alimentos. Pode ser usada para substituir o açúcar nas receitas, no preparo de bolos e biscoitos, por exemplo.

A tâmara deve ser consumida com bastante atenção e restrição, por ser uma fruta muito calórica.

Quando seca, tem a vantagem de concentrar nutrientes e conservar por muito mais tempo.


De acordo com especialistas, as tâmaras secas possuem muito mais calorias do que tâmaras frescas, pois o fato de remover a água da fruta, torna os nutrientes mais concentrados. Desta forma, recomenda-se moderar no consumo e não exceder a quantidade diária de 3 (três) tâmaras, principalmente pessoas diabéticas ou as que estão em busca da perca de peso.
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Rafaela
Julho/2018
Sou apaixonada, é fonte de energias, é uma delícia, além de ser um lanchinho super prático!!!
É tão gostosa e nutritiva que nem parece saudável, né? rs
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